Pedal e saúde: conheça os 10 benefícios

Os benefícios do ciclismo são diversos, pois trata-se de atividade física essencial para a saúde geral do corpo. Entre outras coisas, a tonificação muscular, a melhoria de saúde cardiovascular e uma melhor circulação sanguínea. São estes benefícios a explicação para a popularidade crescente do ciclismo. A bicicleta é uma das formas mais simples de trabalhar como uma forma moderada da atividade física.

Andar de bicicleta não é apenas um exercício. É também utilizado como um meio de transporte em muitos países. O ciclismo ajuda a incorporar a atividade física em sua vida diária. De crianças a idosos, cada pessoa pode facilmente escolher o ciclismo para uma vida mais saudável.

Ciclismo Fortalece os Músculos: Andar de bicicleta é uma atividade que envolve uma grande quantidade de pedalar. Presume-se que esta atividade só ajuda a tonificar os músculos da panturrilha e coxas, mas na verdade é um treino físico geral e envolve o movimento de quase todas as partes do corpo.

Os músculos do braço também são fortalecidos, porque eles são necessários para equilibrar o ciclo. Em crianças, uma forte melhoria na saúde óssea e muscular foi notada após as sessões de ciclismo regulares. Há evidências forte que a saúde dos músculos está diretamente relacionada ao ciclismo. Devido ao aumento da flexibilidade dos músculos, a aptidão aeróbica recebe um impulso.

Saúde Cardiovascular: Durante o Ciclismo, o coração bate mais rápido do que o habitual. Isto exercita o coração e promove a boa saúde. Estudos em homens de meia idade apresentaram resultados positivos em termos da função cardiovascular. Em comparação com os sedentários, aqueles que participaram de atividades como ciclismo, caminhada e corrida exibiram uma melhora na função cardiovascular.

Controle da Diabetes: A Diabetes aumenta o risco de várias doenças, tais como doença cardíaca, acidente vascular cerebral, doenças de pele, doenças oculares, doença renal e uma ampla variedade de outras enfermidades. A Diabetes pode ser controlada por Atividade Física, o que inclui a bicicleta, pois a glicose presente nas células é esgotada e a glucose do sangue é desenhada pelas células e convertida em energia útil.

Níveis de Energia: Andar de bicicleta ajuda a aumentar a resistência do corpo e dar um impulso para a capacidade de resistência de uma pessoa.

Contra o Estresse: Passeios de bicicleta podem ser tomados para reduzir o estresse e se divertir. Especialistas dizem que a reprodução de qualquer tipo de esporte pode reduzir o Estresse, mas na maioria dos casos a prática de esportes pode não ser possível para muitas pessoas. Em vez disso, pode-se passar o tempo a andar de bicicleta, igualmente benéfica na redução do estresse e combate à depressão.

Gerenciar a Dor: Andar de bicicleta ajuda com a gestão da dor, pois é considerado um exercício de “liberação”. Os exercícios liberais desempenham um papel muito importante no alivio de problemas fisiológicos e psicológicos, como estresse, tensão e dor. Andar de bicicleta é uma estratégia de redução de dor amplamente aceito que, muitas vezes, é implementado em crianças, mas é tão útil para os adultos.

Perda de Peso: O ciclismo é um excelente exercício para queimar calorias. Uma pessoa andando de bicicleta com uma velocidade de 10 mph queima 260 calorias em uma hora. Andar de bicicleta exercita os músculos na parte da frente das coxas e as nádegas.

Contra o Câncer: A incidência de doenças, como o câncer, pode ser reduzida de forma significativa através da adepção de atividades físicas, como ciclismo e corrida. Estudos mostram que para aquelas pessoas que praticaram moderadas a elevadas atividades físicas em idades precoces e médias, o risco de câncer foi reduzido. Por outro lado, o risco de câncer não diminuiu em pessoas sedentárias.

Combate à Artrite: Andar de bicicleta é notado como um dos melhores exercícios para prevenção e redução da Artrite. O ciclismo ao ar livre ou passeios em bicicleta estática são igualmente benéficos na redução e prevenção da doença. Músculos das coxas e pernas são usados durante o ciclismo e a sua flexão é benéfica no controle da Artrite.

Meio Ambiente: Andar de bicicleta é um modo ambientalmente amigável de transporte, uma vez que reduz a poluição em nossos bairros e reduz a emissão de gases de efeito estufa. Assim, o ciclismo não só promove a boa saúde, mas também um ambiente melhor. O ciclismo de 10 km a cada dia pode evitar a emissão de pelo menos 1,3 toneladas de gases de efeito estufa anualmente. Isso reduz o risco de muitas doenças fatais e problemas de saúde que afetam milhões de pessoas devido à poluição do ar.

Os automóveis são a maior fonte de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxidos de enxofre, óxidos de azoto e hidrocarbonetos. Estas emissões de gases nocivos danificam o sistema nervoso e também são responsáveis por problemas respiratórios graves.

Os estudos também revelaram que as pessoas que praticam ciclismo são menos propensas aos efeitos nocivos da poluição pois tendem a respirar ar menos poluído. Estudos têm revelado que a cada ano na Austrália 900 a 2000 mortes prematuras ocorrem devido à poluição do ar.

Cerca de 900 a 4500 casos de doenças cardiovasculares, Bronquite e outros problemas respiratórios têm sido relatados na Austrália a cada ano, que custam cerca entre 1,5 e 3,8 bilhões de dólares em despesas médicas. Andar de bicicleta é talvez o único meio de transporte que não causa qualquer dessas doenças, enquanto, na verdade, ajuda aqueles que já estão sofrendo com essas questões.

Além de poluição do ar, poluição sonora também pode ser erradicada com uso enorme do Ciclismo. Andar de bicicleta é um modo silencioso do transporte e, portanto, não cria qualquer ruído que pode afetar tanto os jovens e os velhos.

Um estudo realizado no ano de 1993 apontou que 73% da população exposta à poluição ambiental são presas à poluição sonora também. Isso mostra o quanto a poluição sonora tem impacto sobre a saúde humana, bem como sobre o meio ambiente.

Com informações do site: Saúde e Dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *